receitas

receitas

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

PAELLA À VALENCIANA, MÉTODO TRADICIONAL

paella (em castelhano e catalão) ou paelha(forma aportuguesada) é um prato à base de arroz, típico da gastronomia espanhola e que tem as suas raízes na comunidade de Valência - daí que em Portugal seja comummente conhecido como arroz à valenciana.
Surgiu na Espanha, nos séculos XV e XVI, na região de Valência, mais especificamente na região de Albufera, região de grandes arrozais e de grande produção de verduras frescas. Originalmente um prato popular, foi criada pelos camponeses que partiam para o campo com a paellera ou paella, arroz, azeite e sal e agregavam ingredientes da caça, legumes da estação e as sobras que possuíam. O tomate só foi acrescentado posteriormente, trazido da América por Cristóvão Colombo, e o frango, que era muito caro para os padrões da época.
O prato é chamado paella devido à paellera ou paella valenciana, uma espécie de frigideira, de ferro ou aço, onde são preparados vários pratos da culinária valenciana, como oarroz negro e o fideuá. A paella ou paellera, é uma frigideira rasa e grande (diâmetro mínimo de 30 cm), com duas alças. O formato da paella favorece o cozimento do arroz por igual.
O nome paella vem do latim "patella", espécie de bandeja usada na Roma antiga, onde eram colocadas as oferendas aos deuses, em rituais de fecundação da terra.
FONTE : http://pt.wikipedia.org/wiki/Paella



Ingredientes : 

- 1 kg de frango cortado em pedaços pequenos
- 4 lulas médias cortadas em pedaços
- 150 gr de miolo de camarão
- 1 pimento vermelho sem sementes cortado em tiras
- 1 cebola média
- 2 dentes de alho
- 3 colheres de sopa de polpa de tomate
-2 colheres de sopa de azeite
- 1 chávena de chá de ervilhas descongeladas ou frescas
- 1 chávena de chá de vinho branco
- 3 chávenas de chá de arroz carolino ( usei da marca Bom sucesso )
- 6 chávenas de água
- 1 colher de chá de Açafrão das Índias ( da Margão )
- 1 folha de louro
- sal qb 

Açafrão das Índias, o condimento que confere um aroma quente e uma linda cor a este prato


Preparação : 

Coloque na Paellera ( frigideira ) a cebola e o alho picado, adicione o azeite e refogue em lume brando , até a cebola murchar , adicione a polpa de tomate, o pimento, a folha de louro e o frango( previamente temperado com sal ), refresque com o vinho branco  e deixe cozinhar durante 10m. Adicione as lulas , o arroz , a água,o açafrão e deixe cozinhar 10m. No fim adicione as ervilhas e o miolo de camarão, envolva delicadamente e deixe cozinhar até o arroz secar. Sirva de imediato.











Informações adicionais :

- Tempo de preparação : 30 m
- Grau de dificuldade : fácil
- Nº de doses : 8
- Vegetariano : não
- Tipo de prato : prato principal
-Ingredientes principais : frango , lulas, arroz, 

Sem comentários:

Enviar um comentário