receitas

receitas

sábado, 20 de dezembro de 2014

ENTRECOSTO COM ARROZ E GRÃO NO FORNO, MÉTODO TRADICIONAL

Hoje venho aqui partilhar uma receita, feita num método muito tradicional. Entrecosto com arroz e grão feito num tacho de barro. 

Este prato é bem reconfortante   tendo aquele aquele gosto das comidas feitas pelos nossas mães, provavelmente devido ao material em que é confeccionado, o barro. 
Foi a 1ª vez que cozinhei num tacho de barro e devo dizer que foi bastante engraçado. Enquanto o tacho estava no fogão, o meu filho mais velho( 16 anos), que nunca tinha visto tal coisa, estava constantemente a espreitar a chama por baixo do tacho e dizia: " Como é possível o tacho não rebentar? " . Pois é, a nova geração tem tanta informação, sabe "tudo", mas as coisas do antigamente passam-lhes completamente ao lado. Não sabendo a maior parte dos jovens que antigamente cozinhava-se muito no barro e que estas comidas eram as mais saborosas...







Ingredientes:

- 700 gr de entrecosto cortado em pedaços pequenos
- 250 gr de arroz carolino ( usei Bom Sucesso )
- 1 lata pequena de grão cozido escorrido
- 10 rodelas de chouriça do Lavrador ( Beira Lamego )
- 0/5 copo de vinho branco
- 1 cebola média
- 1 dente de alho
- 5 colheres de sopa bem medidas de azeite
- 1 colher de café de açafrão das Indias ( Margão )
- 5 colheres de sopa polpa de tomate 
- 1 folha de louro
- 1 colher de chá de colorau
- 0/5 caldo de carne
- sal e pimenta qb
- 400ml de água




Preparação:

Comece por ligar o forno e aquecer a 200º. Tempere a carne com sal, reserve. Deite no tacho o azeite junte a carne, tape e deixe alourar por 5m, abra o tacho volte a carne e deixe alourar mais 5m. Retire a carne, adicione ao azeite a cebola e o alho picado, deixe a cebola ficar translúcida, retire o tacho do fogão, adicione o colorau,o açafrão e a pimenta, misture bem para dissolver condimentos. Volte a colocar o tacho no fogão, adicione as rodelas de chouriço, a polpa de tomate, o vinho branco, a folha de louro e  a carne. Tape o tacho e deixe refogar por 5m. Adicione o arroz, o grão e a água, envolva bem, tape o tacho e leve ao forno +- 30m ou até secar a água.
















Informações adicionais:

- Tempo de preparação: 45m
- Grau de dificuldade: fácil
- Nº de doses: 4
- Tipo de prato: prato principal
- Vegetariano: não
- Ingredientes principais: entrecosto, arroz, grão

A chouriça do Lavrador que utilizei nesta receita, foi-me gentilmente oferecida pela Beira Lamego


Sem comentários:

Enviar um comentário