receitas

receitas

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Chandeleur ou Fête de Chandelles. Hoje é dia de comer crepes na França e porque não também em Portugal?





O dia 2 de Fevereiro é o Chandeleur, uma festa francesa, também conhecida por Fête  de Chandelles (festa das candeias).Esta festa era originalmente uma festa pagã em honra do Deus Pã, os romanos percorriam as ruas, agitando archotes.Os crepes redondos e dourados simbolizavam o Sol que voltava após as longas e frias noites de Inverno.
 Em França, neste dia é típico, convidar amigos para comer crepes recheados com canela, chocolate ou todo o tipo de compotas.

Sobre a origem dos crepes existem várias teorias: diz-se que o papa Gelásio, distribuía crepes aos peregrinos que chegavam a Roma. Começando este dia a ser comemorado 40 dias após o Natal.
Segundo um mito muito antigo diz-se também que quem não comesse crepes neste dia, via a sua colheita de trigo desse ano arruinada.

Outra curiosidade sobre o dia 2 de Fevereiro: segundo os antigos o estado do tempo neste dia indica o fim do Inverno. Se o dia estiver radiante e cheio de Sol o Inverno durará mais 6 semanas. Se o dia estiver enublado a Primavera será precoce. SERÁ??? Espere-mos que sim! Nós queremos é Primavera  e bom tempo....


Histórias à parte, recentemente estive em França, mais concretamente em Paris e posso garantir que os franceses são loucos por crepes, doces ou salgados, existem nas famosas creperias uma grande variedade de crepes.
Passei por muitas e tive o prazer de entrar numa para  degustar um verdadeiro crepe "francês" .
Não sei se foi pela emoção do momento, ao estar em Paris, mas de facto o crepe teve um sabor especial... De resto o próprio ambiente e decoração nestes estabelecimentos tipicamente franceses cujo o toldo vermelho é uma imagem de marca,  tem uma mística que "grita"Paris.
Recomendo vivamente quem for a França, experimentar os famosos crepes.
É também comum encontrar-mos nas ruas e avenidas Históricas, pontos de venda ambulantes montados em bicicletas, que fazem os ditos crepes  na própria hora.




Bicicletas equipadas para fabrico e venda de crepes

Sem comentários:

Enviar um comentário