receitas

receitas

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

GRAUFRES OU WAFFLES BELGAS, BIMBY, MÉTODO TRADICIONAL


A minha sobrinha Filipa, diz que as Gaufres são a melhor coisa do mundo! Será? Não sei se são a melhor coisa do Mundo, mas que são deliciosas, lá isso são!

Recentemente o Lidl teve novamente a máquina das Gaufres à venda e eu não deixei passar esta oportunidade de adquirir mais um gadget para a minha cozinha. Mas afinal o que são e de onde vêem  as Gaufres ou Waffles?

Wafel ( do Holandês ) ou Waffle ( também chamado de Gofre, do Francês Gaufre, em Portugal ), é um tipo de massa de origem belga, que consiste em uma massa de farinha , leite e ovos prensada e tostada em um ferro quadriculado que imprime texturas sobre a massa.
As Gaufres tiveram origem na idade média, sendo usadas nas igrejas como hóstias. Normalmente a imagem impressa era algum brasão ou figura relacionada com o Cristianismo.
As Gaufres belgas tendem a ser mais volumosas e macias que as outras por serem mais fermentadas. Tendo tipicamente como cobertura açúcar em pó. Embora existam enumeras coberturas que se podem adicionar ás Gaufres, tais como: mel, compotas, chantilly, nutella, gelados, topping de morango, topping de chocolate, creme de caramelo etc etc.
Da Europa a receita atravessou o Atlântico e chegou à América, tendo sido convertida nas famosas panquecas que estão sempre presentes nos pequenos almoços da famílias Norte Americanas.

E foi assim o meu pequeno almoço no dia de Sº Valentim.....





Ingredientes:

- 5 ovos
- 250 gr de manteiga
- 200 gr de açúcar
- 1 saqueta de açúcar baunilhado            
- 500 gr de farinha
- 5 gr de fermento em pó
- 400 gr de leite

Para acompanhar ( opcional )
- topping de choco-leite
- topping de morago
- corações de açúcar
















Preparação:

Bimby

Comece por encaixar a borboleta no copo, deite a manteiga, os ovos, a manteiga  e o açúcar   programe 4m/37º/vel 4. Retire a borboleta, adicione o leite, a saqueta de açúcar baunilhado, o fermento e a farinha. Programe 20s/vel4.  Aqueça a máquina de fazer as Gaufres, e deite cerca de 3 colheres de sopa da massa no centro. Tape e deixe cozer durante 3 minutos, até obter uma massa dourada.

Método tradicional

Bata os ovos com o açúcar e a manteiga ( previamente amolecida no microondas ) até obter uma massa lisa. Adicione o açúcar baunilhado, a farinha e o fermento, misture um pouco e por fim adicione o leite , mexendo até ter uma massa lisa e macia.
Aqueça a máquina de fazer as Gaufres, e deite cerca de 3 colheres de sopa da massa no centro. Tape e deixe cozer durante 3 minutos, até obter uma massa dourada.

Sirva com um acompanhamento a gosto. Eu usei topping de morango e topping de choco-leite, e decorei com corações de açúcar.



















Informações adicionais:

- Tempo de preparação: 20m
- Grau de dificuldade: fácil
- Nº de doses: 15
- Tipo de prato: sobremesa
- Vegetariano: sim
- Vegano: não
- Ingredientes principais: açúcar, ovos, farinha,leite


Os ingredientes da Vahiné que utilizei  nesta, foram-me gentilmente oferecidos pela marca.


Sem comentários:

Enviar um comentário